Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos descritos abaixo.

Artigos

Avanços & Olhares – Revista do Instituto de Ensino Superior do Araguaia – periódico científico multidisciplinar semestral – aceita, para publicação, artigos inéditos de mestres e doutores*, em especial resultados de pesquisa de caráter teórico e/ou empírico, revisão crítica da literatura da pesquisa, ensaios, resenhas de livros e entrevistas com profissionais que contribuam para o avanço do conhecimento e também instiguem novos estudos e pesquisas.

Textos de outras naturezas serão publicados na seção “Espaço Aberto”. A publicação de artigos está sujeita a avaliação da Comissão Editorial.

A seleção de artigos para publicação toma como critérios a sua contribuição com a área da temática principal, a originalidade do tema, ou o tratamento dado ao mesmo, e o rigor da abordagem teórico-metodológica adotada.

  • Doutores e/ou mestres podem submeter artigos em coautoria com seus

Os          Autores          devem          enviar          seus          artigos          via         plataforma OJS, acessando o site da revista.

Depois da análise pela Comissão Editorial, uma cópia do parecer será enviada aos autores, se for o caso de eventuais acertos.

Quanto à formatação, os artigos devem ser:

  • Digitados em Word for Windows, ou programa compatível;
  • Fonte Times New Roman, tamanho 12 (com exceção das citações e notas de

rodapé para as quais deverão ser aplicados os tamanhos 11 e 10, respectivamente); 3- Em 1,5 entre linhas e parágrafos, e espaço duplo entre partes do texto.

  • As páginas devem ser configuradas no formato A4, com numeração no canto superior direito, com 3 cm nas margens superior e esquerda e 2 cm nas margens inferior e
  • Na extensão, o artigo, configurado no formato acima, deve ter, no mínimo, 10 e, no máximo, 15 páginas.

A estrutura do artigo deve ter a seguinte sequência:

  • TÍTULO (fonte 12, centralizado, em caixa alta);
  • Nome do(s) autor(es) seguido(s) de numeração que remete a uma nota de rodapé contendo a identificação do autor: instituição de origem, cidade, pais, titularidade acadêmica e
  • Resumo (com o máximo de 300 palavras) e PALAVRAS-CHAVE (até 04 palavras), escritos em língua portuguesa; em Times New Roman, corpo 11; espaço 1,0; no Resumo, não fazer citação nem referências bibliográficas; grafia: “Resumo”.
  • Tradução obrigatória para línguas estrangeiras (inglês e espanhol) do Resumo e das Palavras-chave; em Times New Roman, corpo
  • Texto (com divisões/subtítulos ou não), em Times New Roman, corpo 12. 6- Referências: apenas trabalhos citados no texto.

7- As notas de rodapé devem ser apresentadas ao pé de página, utilizando-se os recursos do Word, em corpo 10, com a numeração acompanhando a ordem de aparecimento no texto.

NORMAS para citações diretas:

  • Nas citações feitas dentro do texto, de até três linhas (NBR 10520 da ABNT, de 2006), o autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, em maiúsculas, separado por vírgula da data de publicação (CANDIDO, 2005).
  • Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data, entre parênteses: “Candido (2005) assinala...”.
  • Quando for necessário, a especificação da(s) página(s) deverá seguir a data, separada por vírgula e precedida de “p.” (CANDIDO, 2005, 136).
  • As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espacejamento (CANDIDO, 2005a).
  • Quando a obra tiver dois ou três autores, todos poderão ser indicados, separados por ponto e vírgula (SILVA; SOUZA; SANTOS, 2005);
  • Quando houver mais de 3 autores, indica-se o primeiro seguido de et al. (SOUZA et , 2005).
  • As citações diretas, com mais de três linhas (NBR 10520 da ABNT, de 2006), deverão ser destacadas com recuo de 04 cm da margem esquerda, em corpo 11 e sem
  • As Referências, no final do texto, devem ser dispostas conforme orientação da NBR 6023 da ABNT de
  • As referências devem ser organizadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro Exemplos:
    • livros e outras monografias: (CANDIDO, Título do livro. Número da edição (ed.), Cidade: Editora);
    • capítulos de livros (AUTOR, A. Título do capítulo. In: AUTOR, A. Título do Cidade: Editora, Ano. p. X-Y);
    • dissertações e teses (AUTOR, A. Título da dissertação/tese: subtítulo (sem itálicos). Número de folhas f. Ano. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em Área de Concentração) – Instituto/Faculdade, Universidade, Cidade, Ano);
    • artigos em periódicos (AUTOR, Título do artigo. Nome do periódico, Cidade, v. volume, n. número, p. X-Y, Ano);
    • trabalho publicado em Anais de congresso ou similar (AUTOR, A. Título do In: NOME DO EVENTO, número da edição ed., ano. Anais... Cidade: Instituição. p. X-Y).

As RESENHAS devem ter, no máximo, 05 páginas e apresentar a referência completa da obra resenhada.

Na prevenção de plágio, antes da submissão, recomenda-se que os autores sigam os seguintes passos:

  • artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;
  • na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;
  • pesquisadores que não participaram de forma ativa e substancial em todas as fases da pesquisa e da escrita do artigo não devem ser incluídos na lista de autores. Neste sentido, o editor poderá solicitar explicações formais sobre a participação na produção do artigo dos autores que subscrevem o texto, cabendo ao editor decidir sobre a aceitação ou não da submissão da forma como a autoria foi informada;
  • todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de
  • Os conceitos e conteúdos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

Atividades científicas decorrentes de dissertações e teses

 Na Revista acadêmica Avanços e Olhares são publicados, em versão online, Trabalhos Científicos Decorrentes e Resumos originais de Dissertação e Tese com temática na Área de Educação.

O CONTEÚDO DOS ARTIGOS É DA INTEIRA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES.

I-     NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DECORRENTES

Um “trabalho científico decorrente” é aquele derivado de uma tese ou dissertação, como minuta descritiva, resumo estruturado, artigos científicos, publicações de participação em eventos, livros, patentes, entre outros.

-   Estrutura do Trabalho Científico Decorrente - Minuta Descritiva - adotada pela revista

Avanços e Olhares:

1- Identificação: O termo “Trabalho Científico Decorrente da Dissertação de Mestrado” deve ser colocado, com a inicial maiúscula, no alto e centralizado na página; logo abaixo, apresentar, separadamente: instituição, autor e título (em língua portuguesa) centralizados, seguidos da identificação da produção:

“Minuta descritiva decorrente da pesquisa científica apresentada ao Programa de Pós-Graduação em .............., área de concentração:............................................................................ Curso de Mestrado

em............................. ”.

-   Período de Realização: (mês e ano de início e término da pesquisa).

-   Orientador:

-   Coorientador (se houver).

- Resumo (ver os critérios a seguir) e Palavras-chave em língua portuguesa;

- Em seguida, título (centralizado), resumo e palavras-chave em língua estrangeira: inglês e Espanhol, observando a mesma formatação do Resumo.

* Formatação do RESUMO: CRITÉRIOS para avaliação de Resumos:

1- O texto do Resumo deve ser estruturado em somente um (01) parágrafo; fonte Times 11, espaçamento 1,0.

2  - Não inserir citações bibliográficas, nomes de autores nem datas, tabelas, quadros ou esquemas no RESUMO.

3  - Empregar somente um tempo verbal (pretérito), pois o trabalho de pesquisa já foi realizado.

4  - Apresentar e ressaltar, no Resumo, os objetivos, a metodologia, os resultados e as conclusões da pesquisa realizada.

5  – O título, o resumo e as palavras-chave em línguas estrangeiras (Inglês e Espanhol) devem vir logo após o resumo em língua portuguesa, seguindo a mesma formatação.

6  - Não colocar a Dissertação como sujeito personificado. Ex: “esta dissertação reflete”, “esta dissertação desenvolve”.

7   - O resumo deve ser adequado às normas e ao novo acordo ortográfico antes da submissão à revista.

 

2- Formatação: O corpo do Trabalho Científico Decorrente deve ser digitado com o processador de texto WORD, tamanho A4, fonte Times 12, espaçamento 1,5.

-   Extensão total do Trabalho Decorrente: até 12 laudas, somente em língua portuguesa.

Referências Bibliografias básicas (no máximo 1,5 páginas, em fonte 11, espaço simples) deve vir ao final, dentro das Normas para REFERÊNCIAS (ABNT).

Critérios para Avaliação de Trabalhos Científicos Decorrentes:

1  - O texto a ser publicado deve estar estruturado em:

-   Introdução;

-   Objetivos Geral e Específicos;

-   Metodologia (objeto, material e métodos da pesquisa realizada);

-   Resultados (alcançados com a pesquisa);

- Considerações Finais (conclusões alcançadas com a pesquisa);

- Referências bibliográficas básicas.

2   - Se a pesquisa envolveu seres humanos, informar, obrigatoriamente, o número do Parecer de Aprovação pelo CEP- Comitê de Ética em Pesquisa/Plataforma Brasil.

 - NÃO inserir Sumário.

4 - Os Trabalhos Científicos Decorrentes devem ser revisados quanto às normas e ao novo acordo ortográfico, antes da submissão à revista.

 II-    NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE RESUMO DE TESE OU DE DISSERTAÇÃO 

1- Identificação: O Resumo deve ser precedido pela referência do documento que será resumido. Essa referência deve estar enquadrada nas normas da ABNT.

Ex.: DALATE, Sérgio. A escritura do silêncio: uma poética do olhar em Wlademir Dias Pino. 1997. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual de São Paulo, Assis, SP, 1997.

 

2 - Formatação: O resumo da Dissertação ou da Tese deve ser digitado com o processador de texto WORD, tamanho A4, fonte Times 12.

- Título do trabalho: em português, inglês e espanhol; fonte Times 14, caixa alta, centralizado.

- A palavra “Resumo” deverá ser colocada com a inicial maiúscula, acima do conteúdo do resumo, à esquerda.

- Extensão do Resumo: até 03 laudas em língua portuguesa e 03 laudas em língua estrangeira.

Palavras-chave: no máximo cinco (05) palavras, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

- Língua estrangeira: Traduza todo o seu texto, incluindo o título e as palavras-chave, para inglês e espanhol.

-   A Bibliografia básica deve vir ao final, dentro das Normas para REFERÊNCIAS.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.