Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos descritos abaixo.
Artigos
Avanços & Olhares – Revista do Instituto de Ensino Superior do Araguaia – periódico científico multidisciplinar semestral – aceita, para publicação, artigos inéditos de mestres e doutores*, em especial resultados de pesquisa de caráter teórico e/ou empírico, revisão crítica da literatura da pesquisa, ensaios, resenhas de livros e entrevistas com profissionais que contribuam para o avanço do conhecimento e também instiguem novos estudos e pesquisas.
Textos de outras naturezas serão publicados na seção “Espaço Aberto”. A publicação de artigos está sujeita a avaliação da Comissão Editorial.
A seleção de artigos para publicação toma como critérios a sua contribuição com a área da temática principal, a originalidade do tema, ou o tratamento dado ao mesmo, e o rigor da abordagem teórico-metodológica adotada.
- Doutores e/ou mestres podem submeter artigos em coautoria com seus
Os Autores devem enviar seus artigos via plataforma OJS, acessando o site da revista.
Depois da análise pela Comissão Editorial, uma cópia do parecer será enviada aos autores, se for o caso de eventuais acertos.
Quanto à formatação, os artigos devem ser:
- Digitados em Word for Windows, ou programa compatível;
- Fonte Times New Roman, tamanho 12 (com exceção das citações e notas de
rodapé para as quais deverão ser aplicados os tamanhos 11 e 10, respectivamente); 3- Em 1,5 entre linhas e parágrafos, e espaço duplo entre partes do texto.
- As páginas devem ser configuradas no formato A4, com numeração no canto superior direito, com 3 cm nas margens superior e esquerda e 2 cm nas margens inferior e
- Na extensão, o artigo, configurado no formato acima, deve ter, no mínimo, 10 e, no máximo, 15 páginas.
A estrutura do artigo deve ter a seguinte sequência:
- TÍTULO (fonte 12, centralizado, em caixa alta);
- Nome do(s) autor(es) seguido(s) de numeração que remete a uma nota de rodapé contendo a identificação do autor: instituição de origem, cidade, pais, titularidade acadêmica e
- Resumo (com o máximo de 300 palavras) e PALAVRAS-CHAVE (até 04 palavras), escritos em língua portuguesa; em Times New Roman, corpo 11; espaço 1,0; no Resumo, não fazer citação nem referências bibliográficas; grafia: “Resumo”.
- Tradução obrigatória para línguas estrangeiras (inglês e espanhol) do Resumo e das Palavras-chave; em Times New Roman, corpo
- Texto (com divisões/subtítulos ou não), em Times New Roman, corpo 12. 6- Referências: apenas trabalhos citados no texto.
7- As notas de rodapé devem ser apresentadas ao pé de página, utilizando-se os recursos do Word, em corpo 10, com a numeração acompanhando a ordem de aparecimento no texto.
NORMAS para citações diretas:
- Nas citações feitas dentro do texto, de até três linhas (NBR 10520 da ABNT, de 2006), o autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, em maiúsculas, separado por vírgula da data de publicação (CANDIDO, 2005).
- Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data, entre parênteses: “Candido (2005) assinala...”.
- Quando for necessário, a especificação da(s) página(s) deverá seguir a data, separada por vírgula e precedida de “p.” (CANDIDO, 2005, 136).
- As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espacejamento (CANDIDO, 2005a).
- Quando a obra tiver dois ou três autores, todos poderão ser indicados, separados por ponto e vírgula (SILVA; SOUZA; SANTOS, 2005);
- Quando houver mais de 3 autores, indica-se o primeiro seguido de et al. (SOUZA et , 2005).
- As citações diretas, com mais de três linhas (NBR 10520 da ABNT, de 2006), deverão ser destacadas com recuo de 04 cm da margem esquerda, em corpo 11 e sem
- As Referências, no final do texto, devem ser dispostas conforme orientação da NBR 6023 da ABNT de
- As referências devem ser organizadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro Exemplos:
- livros e outras monografias: (CANDIDO, Título do livro. Número da edição (ed.), Cidade: Editora);
- capítulos de livros (AUTOR, A. Título do capítulo. In: AUTOR, A. Título do Cidade: Editora, Ano. p. X-Y);
- dissertações e teses (AUTOR, A. Título da dissertação/tese: subtítulo (sem itálicos). Número de folhas f. Ano. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em Área de Concentração) – Instituto/Faculdade, Universidade, Cidade, Ano);
- artigos em periódicos (AUTOR, Título do artigo. Nome do periódico, Cidade, v. volume, n. número, p. X-Y, Ano);
- trabalho publicado em Anais de congresso ou similar (AUTOR, A. Título do In: NOME DO EVENTO, número da edição ed., ano. Anais... Cidade: Instituição. p. X-Y).
As RESENHAS devem ter, no máximo, 05 páginas e apresentar a referência completa da obra resenhada.
Na prevenção de plágio, antes da submissão, recomenda-se que os autores sigam os seguintes passos:
- artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;
- na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;
- pesquisadores que não participaram de forma ativa e substancial em todas as fases da pesquisa e da escrita do artigo não devem ser incluídos na lista de autores. Neste sentido, o editor poderá solicitar explicações formais sobre a participação na produção do artigo dos autores que subscrevem o texto, cabendo ao editor decidir sobre a aceitação ou não da submissão da forma como a autoria foi informada;
- todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de
- Os conceitos e conteúdos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
Atividades científicas decorrentes de dissertações e teses
Na Revista acadêmica Avanços e Olhares são publicados, em versão online, Trabalhos Científicos Decorrentes e Resumos originais de Dissertação e Tese com temática na Área de Educação.
O CONTEÚDO DOS ARTIGOS É DA INTEIRA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES.
I- NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DECORRENTES
Um “trabalho científico decorrente” é aquele derivado de uma tese ou dissertação, como minuta descritiva, resumo estruturado, artigos científicos, publicações de participação em eventos, livros, patentes, entre outros.
- Estrutura do Trabalho Científico Decorrente - Minuta Descritiva - adotada pela revista
Avanços e Olhares:
1- Identificação: O termo “Trabalho Científico Decorrente da Dissertação de Mestrado” deve ser colocado, com a inicial maiúscula, no alto e centralizado na página; logo abaixo, apresentar, separadamente: instituição, autor e título (em língua portuguesa) centralizados, seguidos da identificação da produção:
“Minuta descritiva decorrente da pesquisa científica apresentada ao Programa de Pós-Graduação em .............., área de concentração:............................................................................ Curso de Mestrado
em............................. ”.
- Período de Realização: (mês e ano de início e término da pesquisa).
- Orientador:
- Coorientador (se houver).
- Resumo (ver os critérios a seguir) e Palavras-chave em língua portuguesa;
- Em seguida, título (centralizado), resumo e palavras-chave em língua estrangeira: inglês e Espanhol, observando a mesma formatação do Resumo.
* Formatação do RESUMO: CRITÉRIOS para avaliação de Resumos:
1- O texto do Resumo deve ser estruturado em somente um (01) parágrafo; fonte Times 11, espaçamento 1,0.
2 - Não inserir citações bibliográficas, nomes de autores nem datas, tabelas, quadros ou esquemas no RESUMO.
3 - Empregar somente um tempo verbal (pretérito), pois o trabalho de pesquisa já foi realizado.
4 - Apresentar e ressaltar, no Resumo, os objetivos, a metodologia, os resultados e as conclusões da pesquisa realizada.
5 – O título, o resumo e as palavras-chave em línguas estrangeiras (Inglês e Espanhol) devem vir logo após o resumo em língua portuguesa, seguindo a mesma formatação.
6 - Não colocar a Dissertação como sujeito personificado. Ex: “esta dissertação reflete”, “esta dissertação desenvolve”.
7 - O resumo deve ser adequado às normas e ao novo acordo ortográfico antes da submissão à revista.
2- Formatação: O corpo do Trabalho Científico Decorrente deve ser digitado com o processador de texto WORD, tamanho A4, fonte Times 12, espaçamento 1,5.
- Extensão total do Trabalho Decorrente: até 12 laudas, somente em língua portuguesa.
- Referências Bibliografias básicas (no máximo 1,5 páginas, em fonte 11, espaço simples) deve vir ao final, dentro das Normas para REFERÊNCIAS (ABNT).
Critérios para Avaliação de Trabalhos Científicos Decorrentes:
1 - O texto a ser publicado deve estar estruturado em:
- Introdução;
- Objetivos Geral e Específicos;
- Metodologia (objeto, material e métodos da pesquisa realizada);
- Resultados (alcançados com a pesquisa);
- Considerações Finais (conclusões alcançadas com a pesquisa);
- Referências bibliográficas básicas.
2 - Se a pesquisa envolveu seres humanos, informar, obrigatoriamente, o número do Parecer de Aprovação pelo CEP- Comitê de Ética em Pesquisa/Plataforma Brasil.
3 - NÃO inserir Sumário.
4 - Os Trabalhos Científicos Decorrentes devem ser revisados quanto às normas e ao novo acordo ortográfico, antes da submissão à revista.
II- NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE RESUMO DE TESE OU DE DISSERTAÇÃO
1- Identificação: O Resumo deve ser precedido pela referência do documento que será resumido. Essa referência deve estar enquadrada nas normas da ABNT.
Ex.: DALATE, Sérgio. A escritura do silêncio: uma poética do olhar em Wlademir Dias Pino. 1997. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual de São Paulo, Assis, SP, 1997.
2 - Formatação: O resumo da Dissertação ou da Tese deve ser digitado com o processador de texto WORD, tamanho A4, fonte Times 12.
- Título do trabalho: em português, inglês e espanhol; fonte Times 14, caixa alta, centralizado.
- A palavra “Resumo” deverá ser colocada com a inicial maiúscula, acima do conteúdo do resumo, à esquerda.
- Extensão do Resumo: até 03 laudas em língua portuguesa e 03 laudas em língua estrangeira.
- Palavras-chave: no máximo cinco (05) palavras, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
- Língua estrangeira: Traduza todo o seu texto, incluindo o título e as palavras-chave, para inglês e espanhol.
- A Bibliografia básica deve vir ao final, dentro das Normas para REFERÊNCIAS.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.